27/08/2016

Avisos

Durante a próxima semana não haverá missa nem cartório às quartas e sextas, mas haverá um momento de oração às 7h30.
Poderão contactar o Pároco ao fim de semana.
AGENDA DO MÊS DE SETEMBRO

Dia 2, sexta
21h00 – No salão paroquial, reunião com todas as Equipas de Zona e mensageiros. É muito importante a presença de todos os mensageiros de todas as zonas. Vale apena o esforço.

21h00 – No salão Paroquial, reunião de preparação para o Sacramento do Batismo, para pais e padrinhos.

Dia 9, sexta
21h00 – Reunião da Equipa de Animação

Dia 14, quarta – No Salão Paroquial, Reunião para todos os catequistas. Para aqueles que são e para aqueles que o querem ser no próximo ano. Sem a presença de todos será impossível programar bem o caminho a seguir.

Dia 16, sexta
21h00 – No salão paroquial, reunião com os regentes e os vários elementos dos 3 grupos corais.

Dia 17, sábado – Encontro interarciprestal de catequistas, na Torreira, junto à capela do S. Paio.

Dias 18 e 25, domingo – Inscrições para a catequese.

Dia 21, quarta – Reunião com as Equipas de Zona e Mensageiros para preparação do Lançamento do Ano Pastoral.

Dia 23, sexta – Reunião da Direção do Centro Paroquial.

Para Refletir

Na nossa sociedade, agressiva e competitiva, parece que o valor da pessoa mede-se pela sua capacidade de se impor, de ter êxito, de triunfar, de ser o melhor… Quem tem valor é quem consegue ser presidente do conselho de administração da empresa aos trinta e cinco anos, ou o empregado com mais índices de venda, ou o condutor que, na estrada, põe em risco a sua vida, mas chega uns segundos à frente dos outros… Todos os outros são vencidos, incapazes, fracos, olhados com comiseração.
A Igreja, fruto do “Reino”, deve ser comunidade onde se torna realidade a lógica do “Reino” e onde se cultivam a humildade, a simplicidade, o amor gratuito e desinteressado, um constante estar ao serviço…
Mais um ano pastoral se adivinha em que nos propomos continuar a caminhar em direção e na construção deste Reino por isso é necessário começar a preparar a caminhada. (Dehonianos)

28 AGOSTO 2016 XXII DOMINGO DO TEMPO COMUM - Ano C ​

28 AGOSTO 2016
XXII DOMINGO DO TEMPO COMUM - Ano C


Leitura 1: Sir 3, 19-21. 30-31
Salmo: “Na vossa bondade, Senhor, preparastes uma casa para o pobre." - salmo 67 (68)
Leitura 2: Heb 12, 18-19.22-24a
Aclamação do Evangelho: "Tomai o meu jugo sobre vós, diz o Senhor;
e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração." Mt 11, 29ab
Evangelho: Lc 14, 1. 7-14

20/08/2016

Avisos

Durante o Mês de Agosto não haverá missa nem cartório às quartas e sextas, mas haverá um momento de oração às 7h30. Poderão contactar o Pároco ao fim de semana.

Para Refletir

"Para nós, assumidamente cristãos, onde está a salvação? Jesus dizia que, no banquete do “Reino”, muitos apareceriam a dizer: “comemos e bebemos contigo e tu ensinaste nas nossas praças”; mas receberiam como resposta: “não sei de onde sois; afastai-vos de mim todos os que praticais a iniquidade”. Este aviso toca de forma especial aqueles que conheceram bem Jesus, que se sentaram com Ele à mesa (da Eucaristia), que escutaram as suas palavras, que fizeram parte do conselho pastoral da paróquia, que foram fiéis guardiães das chaves da igreja ou dos cheques da conta bancária paroquial, que até, se calhar, se sentaram em tronos episcopais ou papais… mas que nunca se preocuparam em entrar pela “porta estreita” do serviço, da simplicidade, do amor, do dom da vida. Esses – Jesus é perfeitamente claro e objetivo – não terão lugar no “Reino”.

A salvação é um dom de Deus. Ele tomou a iniciativa de nos dar o seu Filho, que deu a sua vida para fazer de nós salvos. Mas é necessário ainda que participemos nesta salvação. Fomos batizados, catequizados, talvez fomos também fiéis praticantes, mas isso não basta para entrar no Reino. Será preciso que manifestemos pelos atos a nossa adesão à salvação proposta por Cristo. Deus quer salvar-nos, contando connosco. É sobre este amor que seremos julgados: “Vinde a Mim, benditos de meu Pai, vós que destes de comer ou beber, vós que visitastes o prisioneiro ou o doente, vós que vestistes aquele que estava nu…” Aqueles que terão feito o mal serão afastados do Reino. Aqueles que terão feito o bem estarão no número dos eleitos. (Dehonianos)

21 AGOSTO 2016 XXI DOMINGO DO TEMPO COMUM - Ano C

21 AGOSTO 2016
XXI DOMINGO DO TEMPO COMUM - Ano C


Leitura 1: Is 66, 18-21
Salmo: “Ide por todo o mundo, anunciai a boa nova." - salmo 116 (117)
Leitura 2: Heb 12, 5-7.11-13
Aclamação do Evangelho: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida, diz o Senhor:
ninguém vai ao Pai senão por Mim." Jo 14, 6
Evangelho: Lc 13, 22-30

13/08/2016

Avisos

Dias 14 e 15 agosto – Missas às 08h00 e 11h00 (Não haverá Missa Vespertina no dia 14).


Durante o Mês de Agosto não haverá missa nem cartório às quartas e sextas, mas haverá um momento de oração às 7h30. Poderão contactar o Pároco ao fim de semana.

Solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria 15 Agosto

Solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria

15 Agosto

Um tríplice segredo… A meio do verão, eis uma festa para nos fazer parar junto de Maria e receber dela um tríplice segredo: o segredo da fé sem falha tão bem ajustada a Deus (“Eis a serva do Senhor”…); o segredo da sua esperança confiante em Deus (“nada é impossível a Deus”…); o segredo da sua caridade missionária (“Maria pôs-se a caminho apressadamente”…). E nós podemos pedir-lhe para nos acompanhar no caminho das nossas vidas…

O cântico de Maria descreve o programa que Deus tinha começado a realizar desde o começo, que ele prosseguiu em Maria e que cumpre agora na Igreja, para todos os tempos.
Pela Visitação que teve lugar na Judeia, Maria levava Jesus pelos caminhos da terra. Pela Dormição e pela Assunção, é Jesus que leva a sua mãe pelos caminhos celestes, para o templo eterno, para uma Visitação definitiva. Nesta festa, com Maria, proclamamos a obra grandiosa de Deus, que chama a humanidade a juntar- se a Ele pelo caminho da ressurreição.
Em Maria, Ele já realizou a sua obra na totalidade; com Ela, nós proclamamos: “dispersou os soberbos, exaltou os humildes”. Os humildes são aqueles que creem no cumprimento das palavras de Deus e se põem a caminho, aqueles que acolhem até ao mais íntimo do seu ser a Vida nova, Cristo, para O levar ao nosso mundo. Deus debruça-se sobre eles e cumpre neles maravilhas.
 (Dehonianos)

14 AGOSTO 2016 XX DOMINGO DO TEMPO COMUM - Ano C

14 AGOSTO 2016
XX DOMINGO DO TEMPO COMUM - Ano C


Leitura 1: Jer 38, 4-6.8-10
Salmo: “Senhor secorrei-me sem demora." - salmo 39 (40)
Leitura 2: Heb 12, 1-4
Aclamação do Evangelho: "As minhas ovelhas escutam a minha voz, diz o Senhor;
Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-Me." Jo 10, 27
Evangelho: Lc 12, 49-53


06/08/2016

Avisos

Sexta 12 agosto
21h00 – No Salão Paroquial, reunião, para Pais e Padrinhos, para Preparação para o Sacramento do Batismo para os batismos que se realizam a 14 e 15 de agosto.

Durante o Mês de Agosto não haverá missa nem cartório às quartas e sextas, mas haverá um momento de oração às 7h30. Poderão contactar o Pároco ao fim de semana.


Dias 14 e 15 agosto – Missas às 08h00 e 11h00 (Não haverá Missa Vespertina no dia 14)

Em Tempo de Férias

Ser cristão não é um trabalho “das nove às cinco”, ou um “hobby” de fim-de-semana; mas é um compromisso a tempo inteiro, que deve marcar cada pensamento, cada atitude, cada opção, vinte e quatro horas por dia… Devo estar consciente dessa exigência e suficientemente atento para marcar, com o selo do meu compromisso cristão, todas as minhas ações e palavras. Estar suficientemente atento e disponível para acolher e responder aos apelos que Deus me faz e aos desafios que Ele me apresenta através das necessidades dos irmãos. Estar suficientemente atento e disponível para escutar os sinais, através dos quais Deus me apresenta as suas propostas. (Dehonianos)

PARA REFLETIR

Decididamente, Jesus não Se cansa de chamar os seus discípulos a uma vida de pobreza, no Evangelho deste domingo e do domingo passado. Mas Ele próprio sabia bem que o dinheiro é necessário para viver. O grupo dos apóstolos tinha uma bolsa comum. São Paulo fará um peditório, que dará uma grande soma, para a Igreja de Jerusalém. Segundo o Evangelho, a pobreza não é a miséria. Já domingo passado Jesus nos convidava a sermos ricos em vista de Deus e não a amealharmos para nós mesmos. Hoje, diz uma pequena frase muito esclarecedora: “Não temas, pequenino rebanho, porque aprouve ao vosso Pai dar-vos o Reino”. O Pai quer encher-nos com a sua plenitude. Mas isso supõe, da nossa parte, uma atitude de despojamento para nos tornarmos disponíveis e acolhedores do dom de Deus. Recordemos que somos apenas criaturas. Não somos a nossa própria origem. Desde o início da nossa existência, devemos primeiramente tudo receber, a começar pela vida. Numa palavra, devemos, em primeiro lugar, ser amados para podermos aprender a amar. A verdadeira pobreza consiste em reconhecer a ligação de dependência no amor e na vida. Se a recusamos, fechamo-nos em nós mesmos, numa riqueza que poderá asfixiar-nos. Dito de outro modo, somos convidados a nunca esquecer que tudo o que temos e somos é sempre, antes de mais, um dom. Não somos proprietários da vida. Dela temos apenas usufruto. O nosso Pai confia-nos a vida, para que a façamos frutificar em aventura de amor. Isso deveria preservar-nos do “espírito de possessão” e abrir o nosso coração para aprender sem cessar a receber e podermos, por nossa vez, dar. (Dehonianos)

07 AGOSTO 2016 XIX DOMINGO DO TEMPO COMUM - Ano C

07 AGOSTO 2016
XIX DOMINGO DO TEMPO COMUM - Ano C


Leitura 1: Sab 18, 6-9
Salmo: “Feliz o povo que o Senhor escolheu para sua herança." - salmo 32 (33)
Leitura 2: Heb 11, 1-2. 8-19
Aclamação do Evangelho: "Vigiai e estai preparados, porque na hora em que não pensais virá o Filho do homem." Mt 24, 42a.44
Evangelho: Lc 12, 32-48