01/04/2017

V DOMINGO DA QUARESMA

“SOU IGREJA, BATIZADO EM CRISTO, NA SUA PAIXÃO, MORTE E RESSURREIÇÃO”

5.ª Semana da Quaresma – VIDA
Neste 5º domingo da Quaresma temos diante de nós o Evangelho da ressurreição de Lázaro. O texto acentua a relação de amizade que une Jesus e Lázaro, e, ao mesmo tempo, desenvolve o diálogo orante de Jesus com o Pai. "Pai, dou-Te graças por me teres atendido".
            Jesus tem consciência do valor da vida frente à eternidade e à morte. Sabe que a alma de Lázaro repousa esperando, como a de todos os homens, o momento sublime da redenção. Porém, Jesus também é um homem e perante o sepulcro do seu amigo chora, mas não é um choro de desespero, Ele sabe da transitoriedade da morte, Ele está acima da morte, Ele tem total domínio sobre a morte.
            O regresso à vida de Lázaro é uma antecipação, uma profecia, do que será no futuro a ressurreição dos mortos. Um convite a sairmos das nossas tumbas, a regressar à vida, afortunadamente, Cristo com a sua interrupção na história da humanidade desfaz as amarras da morte e abre-nos a porta da eternidade.
            A liturgia garante-nos que o desígnio de Deus é a comunicação de uma vida que ultrapassa definitivamente a vida biológica: é a vida definitiva que supera a morte.

            - Para recordar a "nova Criação", o regresso à vida, a vida que nos foi doada, serão colocados peixes no aquário.

ORAÇÃO
P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
R. Ámen.

P. Estamos já na quinta semana da Quaresma. Temos ainda, de memória, o Evangelho da ressurreição de Lázaro (Jo 11,1-45). Ele faz-nos meditar que todos nós precisamos de morrer para nós mesmos, a fim de alcançar, em Cristo, a verdadeira vida. A nossa primeira passagem da morte à vida deu-se no Batismo, pelo qual “morremos com Cristo, com Ele fomos sepultados, para vivermos uma vida nova” (Rm 6,4).
Do Evangelho segundo São João (9,1-7)
“Jesus, levantando os olhos ao Céu, disse: «Pai, dou-Te graças por Me teres ouvido. Eu bem sei que sempre Me ouves, mas falei assim por causa da multidão que nos cerca, para acreditarem que Tu Me enviaste»”.

Pai-Nosso
10 Ave-Marias
Glória
P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo
R. Ámen.
PROPOSTA PARA A SEMANA:
No dia do nosso Baptismo, escolhemos a vida plena e definitiva que Jesus oferece aos seus e que lhes garante a eternidade. A nossa vida tem sido coerente com essa opção? Procuremos fazer da nossa existência, uma existência de amor, de partilha, de dom da vida, que aponta para a realização plena do homem e para a vida eterna.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por favor deixe o seu comentário...a sua opinião conta!