26/07/2014

APELO

Limpeza de desobstrução de Regueiras Levadas e Valas


A Junta de Freguesia de Pardilhó apela aos proprietários, arrendatários confinantes com regueiras, valas e levadas, o favor de cumprirem a legislação em vigor sobre este assunto e procederem em conformidade, pois o não cumprimento da Lei é punível por coima. 

Avisos 1

Reunião de Preparação para o Sacramento do Batismo
Para Pais e Padrinhos

Para  batismos nos dias 3 e 10 de agosto – 21h30, sexta 1 de agosto
Para  batismos nos dias 15 e 17 de agosto – 21h30, quarta 13 agosto
Para os batismos  dias 7 e 14 de setembro – 21h30, sexta 5 setembro


Avisos

Na próxima semana haverá cartório e missa de manhã apenas na quarta feira.

Na Sexta feira, às 07.30 haverá um momento de oração.


Reflexão da Semana (férias)

Tempo de férias

Como é diferente hoje o espírito do tempo. 
É verdade que a relação com Deus continua para muitos a título residual. 
Mas o facto é que é hoje igualmente residual e frágil a relação do homem com o seu semelhante, que se tornou suspeito e perigoso. Hoje muitos se refugiam numa relação virtual com os que estão longe, ignorando os que estão próximos, gerando-se uma rede virtual de solidões incomunicáveis. 
É verdade que as redes sociais nos colocam em contacto com todo o universo humano no plano planetário. 
No entanto, as presenças virtuais não preenchem o mistério da solidão e por isso, pela urgência das presenças reais, talvez seja preciso declamar de novo o poema de John Donne: nenhum homem é uma ilha, isolado em si mesmo. Aproveitemos o tempo de férias para contrariar esta tendência para a solidão e individualismo.

21/07/2014

Avisos 2

APELO – Limpeza de desobstrução de Regueiras Levadas e Valas

A Junta de Freguesia de Pardilhó apela aos proprietários, arrendatários confinantes com regueiras, valas e levadas, o favor de cumprirem a legislação em vigor sobre este assunto e procederem em conformidade, pois o não cumprimento da Lei é punível por coima.

Avisos 1

Durante a próxima semana não haverá cartório nem missa de manhã devido ao Pároco estar com um grupo de pessoas em Fátima para a Programação Paroquial. 
Que haja uma oração por aqueles que estão na programação para que saibam ler o que Deus quer para o povo de Pardilhó.

Na Quarta e Sexta feira às 07.30 haverá um momento de oração

Reflexão da Semana (ainda as férias)

O período de férias é ocasião propícia para reforçar a fidelidade à prática religiosa e melhorar as atitudes no seio da família. Na verdade, o gozo do tempo livre pode acontecer sem prejuízo do descanso festivo (prática religiosa e eucaristia dominical). Sempre e em todo o lugar, o crente pode reservar espaços para louvar e agradecer os dons de saúde e bem-estar, paz e harmonia concedidos à família. A este propósito, Bento XVI escreve que «longe de Deus, o homem vive inquieto e está mal. A alienação psicológica e social e as inúmeras neuroses que caracterizam as sociedades opulentas devem-se também a causas de origem espiritual.» (Caritas in Veritate, n.º 76)

As férias são sim tempo favorável para estar (ou aprender a estar) generosamente ao serviço uns dos outros, especialmente no seio da família. Por outro lado, exigem-nos atenções para não prejudicar o meio ambiente e atitudes para corrigir erros que outros possam ter cometido. Nas férias pode-se aprender a tolerância e o respeito pelos outros, a construir a paz, apreciando a diferença de usos e costumes, enriquecendo o próprio património cultural.

12/07/2014

Reflexão da semana.

A fé não vai de férias
Mais importante do que descobrir um país em 15 dias é redescobrir a nossa própria família em 15 dias. As férias são um momento precioso para um tempo familiar rico e inesquecível. Os pais, os guias da família, não só orientam os filhos na vida, como lhes devem ensinar a ver a Beleza no mundo.
As férias são ótimas por causa do descanso, das viagens, das idas à praia, mas sobretudo porque, para a maioria, há a possibilidade de pais e filhos estarem mais tempo juntos. Ou seja, é o tempo ideal de as famílias serem famílias. As férias permitem conhecer facetas diferentes de uns e outros que, no ritmo do quotidiano, nem sempre são percetíveis ou ainda não foram descobertas. Pais e filhos, ao estarem disponíveis para fazerem coisas diferentes, descobrem-se e conhecem-se em dimensões nunca antes mostradas.

A família é um espaço de crescimento, um núcleo de afeto e de transmissão de vida, e é por isso uma força poderosa para a vida quotidiana de cada um: seja para os pais, seja para os filhos.
É a partir da família que se constrói a comunidade, e é pela construção da comunidade que o mundo, a sociedade, se enriquece constantemente. Relembrando as palavras de um grande pedagogo da fé, o agora Beato João Paulo II, na Exortação Apostólica Familiaris Consortio: «A família, fundada e vivificada pelo amor, é uma comunidade de pessoas: de esposos, homem e mulher, de pais e filhos, e dos parentes. A sua primeira tarefa é a de viver fielmente a realidade da comunhão num constante empenho por fazer crescer uma autêntica comunidade de pessoas.»

11/07/2014

Lista dos Leitores

Por motivos técnicos só hoje foi possível colocar ao vosso dispor a lista dos leitores do mês de julho.
Por isso as nossas desculpas.

05/07/2014

Novo Bispo da Diocese de Aveiro.




O Papa Francisco nomeou na passada sexta-feira o novo bispo da Diocese de Aveiro, Dom António Manuel Moiteiro Ramos, até agora bispo auxiliar da Arquidiocese de Braga.
O início oficial do seu novo ministério episcopal efetuar-se-á em 13 de setembro próximo, dia em que se celebra a memória de S. João Crisóstomo, bispo e doutor da Igreja. O ato decorrerá perante o Colégio dos Consultores e, por sua escolha, junto do túmulo da Princesa Santa Joana, A entrada oficial na Sé decorrerá às 16 horas do dia seguinte, domingo, em que ocorre a festa litúrgica da Exaltação da Santa Cruz.

Na sua mensagem de saudação à Igreja de Aveiro, Dom António Ramos afirma “Para os próximos anos, o nosso horizonte pastoral deve ser o dinamismo criado pela Missão Jubilar que celebrou os 75 anos da restauração da Diocese e a recente exortação apostólica do Papa Francisco “A Alegria do Evangelho”. A missão da Igreja não é outra senão a de propor a toda a humanidade a alegria do Evangelho: «aqueles que se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo renasce sem cessar a alegria» (EG 1).”(…) “A todos peço que me ajudeis a concretizar, nas terras de Aveiro, o meu lema episcopal «É preciso que Jesus reine» (1 Cor 15, 25), para que Jesus reine efetivamente na Diocese, nas famílias e, primeiro que tudo, no nosso coração.”

Reflexão da semana.

Para pensar e refletir...

Nós, homens, admiramos e incensamos os sábios, os inteligentes, os intelectuais, os ricos, os poderosos, os bonitos e queremos que sejam eles (“os melhores”) a dirigir o mundo, a fazer as leis que nos governam, a ditar a moda ou as ideias, a definir o que é correto ou não é correto. 
Mas Deus diz que as coisas essenciais são muito mais depressa percebidas pelo “pequeninos”: são eles que estão sempre disponíveis para acolher Deus e os seus valores e para arriscar nos desafios do “Reino”. 
Quantas vezes os pobres, os pequenos, os humildes são ridicularizados, tratados como incapazes, pelos nossos “iluminados” fazedores de opinião, que tudo sabem e que procuram impor ao mundo e aos outros as suas visões pessoais e os seus pseudovalores…