29/07/2017

Avisos

Reuniões de Preparação para o Sacramento do Batismo
Para Pais e Padrinhos

 Dia 11 Agosto – Sexta- feira às 21h00 no salão Paroquial para os baptismos a realizar no dia 15 de Agosto.

Dia 27 Agosto – Sexta- feira às 21h00 no salão Paroquial para os baptismos a realizar no dia 27 de Agosto.

Durante o mês de Agosto não haverá missa nem cartório às quartas e sextas, mas haverá um momento de oração às 7h30.
Poderão contactar o Pároco ao fim de semana, ou através do nº 969016406.


De 25, sexta a 27 de agosto
Na casa Diocesana N. Sª do Socorro e Albergaria, Retiro de Discernimento com a Comunidade Sementes do Verbo, abertos a jovens dos dois sexos com idades iguais ou superiores a 17 anos, para responder às questões fundamentais de nossas almas a partir da Palavra de Deus "que é Luz para os nossos passos..."

Informação/Inscrição:
234522422 / 913936472 / 964833072.

Para Refletir

• A primeira e mais importante questão abordada neste texto é a das nossas prioridades. Para Mateus, não há qualquer dúvida: ser cristão é ter como prioridade, como objectivo mais importante, como valor fundamental, o Reino. O cristão vive no meio do mundo e é todos os dias desafiado pelos esquemas e valores do mundo; mas não pode deixar que a procura dos bens seja o objectivo número um da sua vida, pois o Reino é partilha. O cristão está permanentemente mergulhado num ambiente em que a força e o poder aparecem como o grande ideal; mas ele não pode deixar que o poder seja o seu objectivo fundamental, porque o Reino é serviço. O cristão é todos os dias convencido de que o êxito profissional, a fama a qualquer preço são condições essenciais para triunfar e para deixar a sua marca na história; mas ele não pode deixar-se seduzir por esses esquemas, pois a realidade do Reino vive-se na humildade e na simplicidade. O cristão faz a sua caminhada num mundo que exalta o orgulho, a auto-suficiência, a independência; mas ele já aprendeu, com Jesus, que o Reino é perdão, tolerância, encontro, fraternidade… O que é que comanda a minha vida? Quais são os valores pelos quais eu sou capaz de deixar tudo? Que significado têm as propostas de Jesus na minha escala de valores?
• A decisão pelo Reino, uma vez tomada, não admite meias tintas, subtilezas, hesitações, jogos duplos. Escolher o Reino não é agradar a Deus e ao diabo, pactuar com realidades que mutuamente se excluem; mas é optar radicalmente por Deus e pelos valores do Evangelho. A minha opção pelo Reino é uma opção radical, sincera, que não pactua com desvios, com compromissos a “meio gás”, com hipocrisias e incoerências?
• Porque é que os cristãos apresentam, tantas vezes, um ar amargurado, sofredor, desolado? Quando a tristeza nos tolda a vista e nos impede de sorrir, quando apresentamos semblantes carrancudos e preocupados, quando deixamos transparecer em gestos e em palavras a agitação e o desassossego, quando olhamos para o mundo com os óculos do pessimismo e do desespero, quando só nos deixamos impressionar pelo mal que acontece à nossa volta, já teremos descoberto esse valor fundamental – o Reino – que é paz, esperança, serenidade, alegria, harmonia?
• Mais uma vez o Evangelho convida-nos a admirar (e a absorver) os métodos de Deus, que não tem pressa nenhuma em condenar e destruir, mas dá tempo ao homem – todo o tempo do mundo – para amadurecer as suas opções e fazer as suas opções. Sabemos respeitar, com esta tolerância e liberdade, o ritmo de crescimento e de amadurecimento dos irmãos que nos rodeiam?

30 JULHO 2017 XVII DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO A ​

30 JULHO 2017
XVII DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO A


Leitura 1: 1 Reis 3,5.7-12
Salmo: “Quanto amo, Senhor, a vossa lei!" - salmo 118 (119)
Leitura 2: Rom 8,28-30
Aclamação do Evangelho: "Bendito sejais, ó Pai, Senhor do céu e da terra,
porque revelastes aos pequeninos os mistérios do reino."  cf. Mt 11,25
Evangelho:  Mt 13,44-52

22/07/2017

Sacramento da Confirmação (Crisma) - 2017-07-22

Este sábado dia 22-07-2017, celebrou-se na Eucaristia das 20h00 na Igreja Paroquial de São Mateus do Bunheiro o Sacramento da Confirmação com Adultos de Pardilhó, Bunheiro, Estarreja e Loureiro e jovens das paróquias de São Mateus do Bunheiro e São Pedro de Pardilhó.