25/03/2017

IV DOMINGO DA QUARESMA

“SOU IGREJA, BATIZADO EM CRISTO, NA SUA PAIXÃO, MORTE E RESSURREIÇÃO”

4.ª Semana da Quaresma – LUZ
A liturgia deste Domingo propõem-nos o tema da “luz”. Definem a experiência cristã como “viver na luz”.
Ao curar o cego, Jesus realiza uma nova criação, terra e saliva, o barro de Adão, terra modelada e animada pelo sopro de Deus.  Ao cego curado Jesus revela que veio  ao mundo para realizar um juízo, para separar os cegos curados daqueles que não se deixam curar, porque presumem ser sãos.
Jesus apresenta-se como “a luz do mundo”; a sua missão é libertar os homens das trevas do egoísmo, do orgulho e da auto-suficiência. Aderir à proposta de Jesus é enveredar por um caminho de liberdade e de realização que conduz à vida plena. Da Ação de Jesus nasce, assim, o Homem Novo – isto é, o Homem elevado às suas máximas potencialidades pela comunicação do Espírito de Jesus.

            - Será colocada no altar lateral uma vela, ela representa o nosso encontro com a Luz, o encontro com Jesus.
ORAÇÃO
P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
R. Ámen.

P. Depois do símbolo da água, no encontro com a samaritana, nesta quarta semana deixamo-nos iluminar por Jesus, Luz do mundo. Quando esta Luz nos ilumina, ela põe a descoberto coisas menos boas, o mal, que há em nós. Mas Jesus enche de Luz o nosso coração. Quando essa Luz nos ilumina, nós começamos a ver Jesus e a ver como Jesus vê.

Do Evangelho segundo São João (9,1-7)
“Naquele tempo, Jesus encontrou no seu caminho um cego de nascença. E disse aos discípulos: «Enquanto Eu estou no mundo, sou a luz do mundo». Dito isto, cuspiu em terra, fez com a saliva um pouco de lodo e ungiu os olhos do cego. Depois disse-lhe: «Vai lavar-te à piscina de Siloé»; Siloé quer dizer «Enviado». Ele foi, lavou-se e ficou a ver”.

Pai-Nosso
10 Ave-Marias
Glória
P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo
R. Ámen.
PROPOSTA PARA A SEMANA:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por favor deixe o seu comentário...a sua opinião conta!