28/02/2015

CAMINHADA DA QUARESMA

“Doar-se ao irmão é sinal de ressurreição”

 Lema: JESUS É O FILHO DE DEUS: ESCUTA-O
Símbolo: A ÁRVORE

Encontra-te com Jesus
“Veio então uma nuvem que os cobriu com a sua sombra e da nuvem fez-se ouvir uma voz: «Este é o meu filho muito amado: escutai-O»”( Mc 9,7)

ORAÇÃO
Senhor, quando o desânimo e o medo se apoderarem de mim, vem e dá-me a tua mão. Levanta-me, cada manhã, encoraja-me para um novo dia, para que nunca me falte a tua luz e a tua completa alegria. Ámen.

REFLEXÃO/AÇÃO
Encontrar-te com Jesus, é encontrar-te com teu irmão.

O que vai mudar na tua vida para poderes fazer algo por aqueles que precisam de carinho e atenção?
01 MARÇO 2015
II DOMINGO DA QUARESMA – Ano B



Leitura 1: Gen 22,1-2.9a.10-13.15-18 
Salmo: “Caminharei na terra dos vivos, na presença do Senhor." - 115(116)
Leitura 2:  Rom 8,31b-34 
Aleluia: "No meio de nuvem luminosa, ouviu-se a voz do Pai: "Este é o meu Filho muito amado: escutai-O"."
Evangelho: Mc 9,2-10

21/02/2015

Reflexões para o tempo da quaresma

Ficam aqui algumas reflexões para este tempo da quaresma, que podem ser utilizadas para a colocação da folha semanal na árvore da campanha da quaresma.

ANO B - I Domingo da Quaresma

1ª Semana - Converte-te e acredita no Evangelho! – CONVERTE-TE
EVANGELHO Mc 1, 12-15

«Era tentado…»
O início deste novo tempo propõe-nos as tentações de Jesus no deserto como primeira etapa de preparação para a Páscoa. 
A proximidade do Reino de Deus é certeza de caminho novo a ser percorrido. 
O tempo oportuno é este. Por isso, “arrependei-vos e acreditai no Evangelho”. 
Esta semana queremos fazer-nos ajudar da Mensagem de Sua Santidade papa Francisco para este tempo da Quaresma "fortalecei os vossos corações".

ANO B - II Domingo da Quaresma

2ª Semana – Encontra-te com Jesus! – ENCONTRA-TE
EVANGELHO SEGUNDO S. MARCOS (Mc 9,2-10)

«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
Neste tempo da Quaresma procuramos a forma de nos configurarmos com Aquele que se transfigura diante de nós como “Filho muito amado de Deus”. 
É o tempo favorável para a escuta, a escuta da sua mensagem, do seu projecto, da sua novidade. 
É o tempo favorável de nos conformarmos à sua vontade. 
É tempo de nos encontrarmos com Ele.

ANO B - III Domingo da Quaresma

3ª Semana – Experimenta Vida Nova em Jesus! – EXPERIMENTA
EVANGELHO Jo 2, 13-25

«Destruí este templo e em três dias o levantarei»
Não estamos habituados à violência de Jesus e a esta sua forma de actuar. O conforto da sua paz torna-nos muitas vezes incapazes de uma reacção, incapazes de uma resposta, incapazes de actuar. Que nos move, então, no nosso agir? É o zelo pela verdade de Jesus? É a procura do nosso “comércio” de mil coisas? Que sinais esperamos ainda para deixarmos que o mistério da paixão e ressurreição de Jesus plenifique a nossa vida?

ANO B - IV Domingo da Quaresma

4ª Semana – Pratica a verdade e caminha na Luz! – PRATICA
EVANGELHO SEGUNDO S. JOÃO (Jo 3, 14-21)

«Deus enviou o seu Filho, para que o mundo seja salvo por Ele»
Neste texto de São João, que é a continuação do diálogo entre Jesus e Nicodemos, Jesus revela a sua própria identidade e a sorte que espera, a missão recebida do Pai e a sua realização. Jesus compara-se à serpente de bronze que Moisés elevou no deserto para libertar o povo pecador. A serpente faz-nos pensar na morte, mas do mesmo modo a serpente faz-nos pensar no antídoto que elimina o veneno mortal. Deste modo João começa a apresentar-nos a cruz como a máxima expressão do amor.

ANO B - V Domingo da Quaresma

5ª Semana – Queres servir? Segue-Me! – SEGUE-ME
EVANGELHO SEGUNDO S. JOÃO (Jo 12, 20-33)

«SE O GRÃO DE TRIGO, LANÇADO À TERRA, MORRER, DARÁ MUITO FRUTO»
A pequena parábola do grão de trigo é a imagem da oferta oblativa de Jesus que por nós se dá para nossa salvação. Dando a vida, morrendo, dá muito fruto. Muitos frutos de salvação. Na última semana antes da Páscoa contemplemos todo este mistério de amor: a paixão, morte e ressurreição de Jesus.

ANO B – Domingo de Ramos

Dom. Ramos – Faz da Páscoa de Jesus a tua Páscoa! – ENTREGA-TE
EVANGELHO SEGUNDO S. JOÃO (Mc 15, 1-39)

«PAIXÃO DE CRISTO»
O evangelho de hoje narra-nos a paixão de Jesus, as suas últimas horas de vida. Marcos apresenta Jesus como o Filho de Deus (1,1; 15,39), que para cumprir a missão que o Pai lhe confiou tem de passar pela morte. Mas tudo sucede para que se cumpram as Escrituras (14,27.62; 15,34). Jesus aceita cumprir o projecto do Pai, mesmo quando esse projecto passa por um destino de cruz. Esta cruz, escândalo para a fidelidade dos discípulos, é o momento supremo da revelação da divindade de Jesus (15,39). Quem acreditar no crucificado, acreditará no Filho de Deus. Foi assim que o centurião, não tendo convivido com Jesus, se tornou num autêntico crente, testemunha da sua morte e anunciador da sua divindade. É isto que Marcos esperava da sua comunidade e da nossa, seus leitores.

ANO B – Domingo de Páscoa

Dom. Páscoa – Vê e acredita: Ele é verdadeiramente o Filho de Deus! – ACREDITA
EVANGELHO SEGUNDO S. JOÃO (Jo 20, 1-9)

«RESSUSCITOU!»
É a Páscoa do Senhor! Ressuscitou! Vive! E porque vive, enche de entusiasmo o nosso existir. Anima-nos à esperança. Anima-nos ao testemunho. Anima-nos à fé. É a festa da vida. Do encontro. Da partilha. Em Jesus ressuscitado somos convidados para o encontro com o Evangelho da verdade. Somos comunidade. Somos de Cristo. De Cristo vivo. Feliz Páscoa!

20/02/2015

22 FEVEREIRO 2015
I DOMINGO DA QUARESMA – Ano B



Leitura 1: Gen 9,8-15 
Salmo: “Todos os vossos caminhos, Senhor, são amor e verdade, para os que são fiéis à vossa aliança." - 24(25)
Leitura 2: 1 per 3, 18-22 
Aleluia: "Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus." - Mt 4.4b
Evangelho: Mc 1,12-15

Campanha da Quaresma - Implementação.

Começa já este fim-de-semana a Campanha da Quaresma na nossa Paróquia.

Neste tempo forte da Quaresma a Diocese de Aveiro propõe a todos uma caminhada que faça deste tempo um verdadeiro tempo do encontro com Jesus Cristo, o Filho de Deus.
Somos desafiados a aprofundar a escuta e a oração, assumindo um dos grandes objetivos que o nosso Bispo, D. António Moiteiro, traçou assim que chegou à Diocese: “enquanto comunidade cristã devemos criar espaços de fraternidade onde se realizem as palavras de Jesus: «Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles» (Mt 18, 20).”

Foi necessário trabalhar a proposta, quer pelos subsídios propostos quer pelo apelo à oração que apesar de ser um objetivo, não estava contemplado no guião.
Assim está a ser elaborada uma folha a ser entregue semanalmente aos catequizandos até ao 6º ano.
Essa folha contem a passagem bíblica do guião uma oração e uma folha para pintar de verde em que é escrito no verso pelo catequizando o que se propõe fazer durante essa semana e que será recortada e trazida no fim de semana seguinte para ser colocada num cesto ao pé da árvore.
Para os Adolescentes propõe-se que se viva o mesmo valor mas o gesto ficará a cargo de cada grupo.
A folha da primeira semana já está elaborada e encontra-se à entrada da escada que dá acesso às salas de catequese e na sala da catequese  da igreja. Junto encontra-se também a folha da mensagem do tempo quaresmal para que tenhamos presente os vários momentos em que podemos vivenciar esta quaresma e lembrar e convidar os catequizandos à participação.



Quaresma 2015 implementação da ação

14/02/2015

15 FEVEREIRO 2015
VI DOMINGO DO TEMPO COMUM – Ano B



Leitura 1: Lev 13,1-2.44-46 
Salmo: “Sois o meu refúgio, Senhor; dai-me a alegria da vossa salvação." - 31(32)
Leitura 2: 1 Cor 10, 31-11,1 
Aleluia: "Apareceu entre nós um grande profeta: Deus visitou o seu povo."
Evangelho: Mc 1,40-45

CAMINHADA DA QUARESMA

Lema: JESUS É O FILHO DE DEUS: ESCUTA-O
Símbolo: A ÁRVORE

Querendo continuar o caminho iniciado no Advento em que fomos desafiados a “…Ousar a Alegria de Deus connosco: Jesus Cristo!”, queremos agora ir mais longe no mistério da Encarnação e Escutar Jesus como verdadeiro Filho de Deus!

Iniciamos a Quaresma na Quarta-feira de Cinzas. A Quaresma é um período de quarenta dias de preparação para a Páscoa, a maior das solenidades, pois revive e atualiza o acontecimento da história da Salvação: a Ressurreição de Jesus Cristo.
É o tempo de tomada de consciência das fraquezas de cada um; tempo de busca de Deus e tempo de conversão, o que implica necessariamente a participação na vivência de Cristo, no caminho do amor e da ação, através do esforço individual de cada cristão.
A mensagem da Páscoa é esta: uma mensagem de vida, de alegria e de paz, que podemos atingir com maior facilidade através desta caminhada.
O primeiro e grande passo neste tempo terá de ser feito de gestos e de atitudes concretas. As palavras ganham força apenas quando iluminam gestos proféticos e atitudes corajosas de conversão.
Deixemo-nos invadir pelo Amor que Deus tem por nós.

ORAÇÃO
Pai nosso, que estais no Céu, durante esta época de arrependimento, tende misericórdia de nós.
Com nossa oração, nosso jejum e nossas boas obras, transformai
o nosso egoísmo em generosidade.
Abri nossos corações à vossa Palavra, curai as nossas feridas do pecado, ajudai-nos a fazer o bem neste mundo.
Que transformemos a escuridão e a dor em vida e alegria.
Ámen.


07/02/2015

PARA REFLETIR

Na multidão que se concentra à porta da “casa de Pedro” podemos ver essa humanidade que anseia pela sua libertação e que grita, dia a dia, a sua frustração pela guerra, pela violência, pela injustiça, pela miséria, pela exclusão, pela marginalização, pela falta de amor… 
A Igreja de Jesus Cristo (a “casa de Pedro”) tem uma proposta libertadora que vem do próprio Jesus e que deve ser oferecida a todos estes irmãos que vivem prisioneiros do sofrimento… 
O que é que nós, discípulos de Jesus, temos feito e fazemos no sentido de oferecer a proposta libertadora de Jesus aos nossos irmãos oprimidos? 
Ao olhar para a Igreja de Jesus, ao olhar para nós, eles encontram solidariedade, ajuda, fraternidade, preocupação real com os seus dramas e misérias, ou apenas discursos teológicos abstratos e virados para o céu? 
Os nossos irmãos idosos, doentes, marginalizados, esquecidos encontram nos nossos gestos o amor libertador de Jesus que dá esperança e que aponta no sentido de um mundo novo, ou encontram egoísmo, indiferença, marginalização?
08 FEVEREIRO 2015
V DOMINGO DO TEMPO COMUM – Ano B
FESTA das BEM-AVENTURANÇAS


Leitura 1: Job 7,1-4.6-7 
Salmo: “Louvai o Senhor, que salva os corações atribulados." - 146(147)
Leitura 2: 1 Cor 9,16-19.22-23 
Aleluia: "Cristo suportou as nossas enfermidades e tomou sobre Si as nossas dores."
Evangelho: Mc 1,29-39

01/02/2015

Festa da Palavra - 4º Ano de Catequese (2015-02-01)

Neste domingo, dia 01 de Fevereiro teve lugar a Festa da Palavra do 4º ano de Catequese na Eucaristia das 11h00.Ficam aqui algumas fotos desse momento.