Ficam aqui algumas reflexões para este tempo da quaresma, que podem ser utilizadas para a colocação da folha semanal na árvore da campanha da quaresma.
ANO B - I Domingo da Quaresma
1ª Semana - Converte-te e acredita no Evangelho! – CONVERTE-TE
EVANGELHO Mc 1, 12-15
«Era tentado…»
O início deste novo tempo propõe-nos as tentações de Jesus no deserto como primeira etapa de preparação para a Páscoa.
A proximidade do Reino de Deus é certeza de caminho novo a ser percorrido.
O tempo oportuno é este. Por isso, “arrependei-vos e acreditai no Evangelho”.
Esta semana queremos fazer-nos ajudar da Mensagem de Sua Santidade papa Francisco para este tempo da Quaresma "fortalecei os vossos corações".
ANO B - II Domingo da Quaresma
2ª Semana – Encontra-te com Jesus! – ENCONTRA-TE
EVANGELHO SEGUNDO S. MARCOS (Mc 9,2-10)
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
Neste tempo da Quaresma procuramos a forma de nos configurarmos com Aquele que se transfigura diante de nós como “Filho muito amado de Deus”.
É o tempo favorável para a escuta, a escuta da sua mensagem, do seu projecto, da sua novidade.
É o tempo favorável de nos conformarmos à sua vontade.
É tempo de nos encontrarmos com Ele.
ANO B - III Domingo da Quaresma
3ª Semana – Experimenta Vida Nova em Jesus! – EXPERIMENTA
EVANGELHO Jo 2, 13-25
«Destruí este templo e em três dias o levantarei»
Não estamos habituados à violência de Jesus e a esta sua forma de actuar. O conforto da sua paz torna-nos muitas vezes incapazes de uma reacção, incapazes de uma resposta, incapazes de actuar. Que nos move, então, no nosso agir? É o zelo pela verdade de Jesus? É a procura do nosso “comércio” de mil coisas? Que sinais esperamos ainda para deixarmos que o mistério da paixão e ressurreição de Jesus plenifique a nossa vida?
ANO B - IV Domingo da Quaresma
4ª Semana – Pratica a verdade e caminha na Luz! – PRATICA
EVANGELHO SEGUNDO S. JOÃO (Jo 3, 14-21)
«Deus enviou o seu Filho, para que o mundo seja salvo por Ele»
Neste texto de São João, que é a continuação do diálogo entre Jesus e Nicodemos, Jesus revela a sua própria identidade e a sorte que espera, a missão recebida do Pai e a sua realização. Jesus compara-se à serpente de bronze que Moisés elevou no deserto para libertar o povo pecador. A serpente faz-nos pensar na morte, mas do mesmo modo a serpente faz-nos pensar no antídoto que elimina o veneno mortal. Deste modo João começa a apresentar-nos a cruz como a máxima expressão do amor.
ANO B - V Domingo da Quaresma
5ª Semana – Queres servir? Segue-Me! – SEGUE-ME
EVANGELHO SEGUNDO S. JOÃO (Jo 12, 20-33)
«SE O GRÃO DE TRIGO, LANÇADO À TERRA, MORRER, DARÁ MUITO FRUTO»
A pequena parábola do grão de trigo é a imagem da oferta oblativa de Jesus que por nós se dá para nossa salvação. Dando a vida, morrendo, dá muito fruto. Muitos frutos de salvação. Na última semana antes da Páscoa contemplemos todo este mistério de amor: a paixão, morte e ressurreição de Jesus.
ANO B – Domingo de Ramos
Dom. Ramos – Faz da Páscoa de Jesus a tua Páscoa! – ENTREGA-TE
EVANGELHO SEGUNDO S. JOÃO (Mc 15, 1-39)
«PAIXÃO DE CRISTO»
O evangelho de hoje narra-nos a paixão de Jesus, as suas últimas horas de vida. Marcos apresenta Jesus como o Filho de Deus (1,1; 15,39), que para cumprir a missão que o Pai lhe confiou tem de passar pela morte. Mas tudo sucede para que se cumpram as Escrituras (14,27.62; 15,34). Jesus aceita cumprir o projecto do Pai, mesmo quando esse projecto passa por um destino de cruz. Esta cruz, escândalo para a fidelidade dos discípulos, é o momento supremo da revelação da divindade de Jesus (15,39). Quem acreditar no crucificado, acreditará no Filho de Deus. Foi assim que o centurião, não tendo convivido com Jesus, se tornou num autêntico crente, testemunha da sua morte e anunciador da sua divindade. É isto que Marcos esperava da sua comunidade e da nossa, seus leitores.
ANO B – Domingo de Páscoa
Dom. Páscoa – Vê e acredita: Ele é verdadeiramente o Filho de Deus! – ACREDITA
EVANGELHO SEGUNDO S. JOÃO (Jo 20, 1-9)
«RESSUSCITOU!»
É a Páscoa do Senhor! Ressuscitou! Vive! E porque vive, enche de entusiasmo o nosso existir. Anima-nos à esperança. Anima-nos ao testemunho. Anima-nos à fé. É a festa da vida. Do encontro. Da partilha. Em Jesus ressuscitado somos convidados para o encontro com o Evangelho da verdade. Somos comunidade. Somos de Cristo. De Cristo vivo. Feliz Páscoa!